sexta-feira, 24 de abril de 2020

CONCEITOS/NOÇÕES - M4- 2.1. Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime



Conceitos/Noções






Antigo Regime* - Época histórica europeia compreendida entre o renascimento e as revoluções liberais que corresponde à idade moderna. Socialmente caracteriza-se por uma estrutura fortemente hierarquizada em ordens ou estados, politicamente corresponde às monarquias absolutas e economicamente ao desenvolvimento do capitalismo comercial ( mercantilismo).


Monarquia absoluta* -Todos os poderes são concentrados na pessoa no Rei. Este poder absoluto tem fundamento  divino.

Ordem/estado*- Categoria social definida pelo nascimento e pelas funções sociais que os indivíduos pertencentes a essa ordem desempenhavam.


Estratificação social*- Divisão da sociedade em grupos (estados ou ordens) hierarquicamente organizados de acordo com o seu nascimento (origem familiar), prestígio, poder ou riqueza.

Mobilidade social - Transição de indivíduos de um estado para outro. Tanto podia ser uma transição ascendente como descendente.

Sociedade de corte - Era constituída por nobres, conselheiros “privados do rei”, funcionários que vivam na corte e para a corte, seguindo as normas impostas por uma hierarquia rígida e uma etiqueta minuciosa. Esta Sociedade foi fundamental para a consolidação do absolutismo real.


Parlamento* - Assembleia representativa dos cidadãos, constituída pelos deputados eleitos pelo povo, com competências legislativas e de fiscalização do poder executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário