sexta-feira, 3 de abril de 2020

10 º Ano módulo 3 - Renascimento - Exercícios Escolha múltipla – Associação – Ordenação- conhecimentos e valores séc.XV E XVI





Vénus e Marte, Sandro Botticelli


Jovem com medalha de Cosimo, o Velho, 1475, Sandro Botticelli

Módulo 3 – A ABERTURA EUROPEIA AO MUNDO – MUTAÇÕES NOS 


CONHECIMENTOS, SENSIBILIDADES E VALORES NOS SÉCULOS XV E XVI


I - Sobre o Renascimento, é CORRETO afirmar que:

1
Uma das características mais importantes do Renascimento foi a rotura com a Antiguidade Clássica.
2
Os estudos astronómicos desenvolvidos por Nicolau Copérnico durante o Renascimento permitiram a conclusão de que os planetas giravam em torno da Terra.
3
Os mecenas foram personagens importantes no Renascimento, pois sua oposição aos artistas fez com que estes exercessem com mais afinco sua criatividade.
4
Leonardo da Vinci, artista de grande versatilidade e inúmeros interesses, é um representante do Humanismo.
5
O período renascentista se beneficiou da preservação de textos antigos pelos monges e da criação de universidades.
6
As cruzadas, que incrementaram o intercâmbio entre muçulmanos e cristãos, bem como o domínio mouro na Península Ibérica, contribuíram para o Renascimento.

II -Os artistas do Renascimento inventaram novas formas, cores e ideias que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “a Sagração da Primavera” são, respetivamente, obras de:

1
Leonardo da Vinci – Miguel Ângelo – Botticelli
2
Miguel Ângelo– Rafael – Leonardo da Vinci
3
Botticelli – Miguel Ângelo – Rafael
4
Leonardo da Vinci – Donatelo – Miguel Ângelo

III -“O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” (François Rabelais)

"O bom pintor é aquele capaz de representar duas coisas principais chamadas “homem” e “os trabalhos da mente do homem”. (Leonardo Da Vinci)

As frases acima expressam um dos princípios fundamentais do renascimento cultural que é o:

1
Hedonismo, valorizando o prazer do homem.
2
Teocentrismo em contraposição a visão estática do mundo medieval
3
Antropocentrismo, valorizando o homem em contraposição as ideias católicas medievais.
4
Humanismo, valorizando o pensamento racional.
5
Pensamento empírico como forma de valorização do homem.

Soluçoes
I - 4,5;6 / II - 1 / III - 3

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